quarta-feira, março 04, 2015

UNIVERSO DO MOVIMENTO

UNIVERSO DO MOVIMENTO
Desde a Pré-História, o ser humano se movimenta de várias formas para conseguir sobreviver, no intuito de procurar melhores lugares de moradia e conquistar condições favoráveis de busca por alimentos, seja pela caça, seja pela pesca.
Com o passar do tempo, a história humana mostrou que o homem criou movimentos mais eficientes e satisfatórios, aumentando ainda mais a utilização do corpo. Nos dias atuais, essas diferentes formas de manifestações físicas podem ser conferidas nos movimentos realizados pelo corpo, seja andando pelos cômodos da casa, seja indo para a escola, ou, ainda, praticando os afazeres comuns do dia a dia.
Para compreender melhor os movimentos e o que eles significam, vamos começar a detalhar como funcionam.
Quando usamos totalmente o nosso corpo para praticar um movimento, ocorrem os chamados movimentos globais, pois são envolvidos diversos músculos e articulações.
Ao realizar um movimento com parte do nosso corpo, ocorrem os chamados movimentos segmentares. Neste caso, enfatiza-se uma parte do corpo apenas para a ação que está sendo executada. Ao pedalar, o foco do movimento evidencia o uso das pernas, assim os braços e o tronco ficam quase que imóveis.

No ciclismo, apesar de se usar o corpo todo, o esforço maior está centrado nos membros inferiores. No remo, por exemplo, o foco principal realiza-se nos movimentos dos braços.

5 comentários: