quarta-feira, março 04, 2015

ATIVIDADE FÍSICA
Entendemos como atividade física todo movimento corporal produzido por músculos esqueléticos que provoca um gasto e energia.
Nem toda atividade física é exercício físico. Conhecemos a importância da atividade física em nossa rotina, porém deve-se destacar que ela alcança melhor resultado quando é praticada na forma de exercício físico que tem como característica particular o objetivo de melhorar a aptidão física.
É o exercício, e não qualquer atividade, que melhora a saúde e protege o organismo das doenças crônico-degenerativas. Estudando as atividades físicas (em forma de exercícios sistematizados), começamos a entender melhor os esportes e sua relação com as habilidades e capacidades vistas anteriormente. Para adquirir uma melhor performance, conquistar resultados e até mesmo para se conseguir uma boa qualidade de vida, precisamos saber o que são e como podemos trabalhar essas capacidades físicas e motoras. Vamos detalhar cada uma para que você possa entender melhor.
• Agilidade: capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção.
• Velocidade: capacidade de mover o corpo ou parte dele com rapidez.
• Resistência: capacidade de sustentar uma dada carga de trabalho por um determinado tempo. Neste caso, temos a resistência aeróbia, que é a capacidade física que permite sustentar um esforço moderado por um longo período de tempo, e a resistência anaeróbia, que é a capacidade física que permite sustentar um esforço muito intenso por um curto período de tempo. Neste caso, estamos  falando de capacidade respiratória. Ainda podemos citar a resistência muscular localizada, que é a capacidade do músculo de realizar movimento quando a atividade física exigir menos de 1/6 a 1/7 da musculatura esquelética por um tempo
prolongado.
• Coordenação motora: é o controle temporal, espacial e muscular de movimentos simples ou complexos (globais ou segmentares) que surge em resposta a uma tarefa extrema.
• Força: é a capacidade de exercer tensão muscular contra uma determinada resistência.  Temos a força dinâmica, que é a capacidade de gerar tensão produzindo movimento articular, e a força estática, que é a capacidade de exercer tensão sem produzir movimento articular. Ainda dentro do tema, existem outros tipos de força: a explosiva, que é a capacidade de aplicar grande força no menor tempo possível contra uma resistência submáxima, e a força máxima, que é a capacidade de exercer tensão muscular com o máximo de carga.
• Flexibilidade: amplitude de movimento  voluntário, ou seja, hiper flexibilidade,

que é a amplitude máxima de movimento em uma ou mais articulações sem lesioná-las.
• Equilíbrio: equilíbrio dinâmico, que é a capacidade de manter o corpo em equilíbrio enquanto este se move. Equilíbrio estático, que é a capacidade de manter o corpo em uma posição específica por um determinado tempo.
• Ritmo: capacidade que permite ordenação e harmonia ao movimento. Ao trabalharmos nossa flexibilidade por meio de alongamentos, conseguimos realizar os mais diversos movimentos.
Compreendendo cada uma das capacidades, podemos melhorar nossas habilidades e começar a entender como o esporte e a prática de atividades físicas nos garantem uma vida saudável e cheia de prazeres até o envelhecimento e mesmo durante essa etapa da vida.

Um comentário:

  1. Excelente! Mesmo que temos estes conhecimentos é preciso que seja desenvolvido nas aula de EF e mostre como é desenvolvido para os nossos alunos. Mais uma vez mandou bem meu amigo.

    ResponderExcluir