terça-feira, agosto 09, 2016

ALIMENTAÇÃO CORRETA

Alimentação correta
Para toda ação que realizamos, seja na prática de algum o esporte ou simplesmente para nos mantermos vivos, o corpo humano requer energia. A energia, como tudo na natureza não se perde, transforma-se. Para que isso possa acontecer de maneira eficiente, é necessária uma in
gestão equilibrada e correta de nutrientes.
Para entender o que é uma alimentação correta, analisaremos a fundo o conceito nutricional envolvido em todas as suas etapas. A alimentação nada mais é do que a ingestão de nutrientes. Os alimentos são uma rica fonte de calorias, vitaminas e minerais de grande importância para nossa manutenção diária.
Variar o cardápio se torna fácil, pois são grandes as possibilidades de fornecimento desses nutrientes pela natureza. Uma forma de balancear a ingestão de alimentos é utilizar a criatividade. A dieta, que é uma educação alimentar, deve ser racional e constante; e não deve ser influenciada pelo desejo e pela compulsão. Segundo os nutricionistas, para que uma pessoa ativa tenha uma alimentação saudável e balanceada, ela deve se alimentar de cinco a seis vezes ao dia, incluindo as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, com todos os nutrientes disponíveis (carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água).
Pirâmide alimentar
Quando se realiza uma atividade física, o gasto energético sofre alterações e o metabolismo pode aumentar ou diminuir de acordo com o condicionamento físico. Quanto mais condicionado, maior o gasto energético e maior a probabilidade de queima de gordura, contribuindo para a manutenção do peso corporal. A energia que o alimento nos proporciona não é imediatamente transferida para o trabalho biológico dentro das células. As fontes de energia contida nos alimentos devem ser digeridas para que possam ser armazenadas e combinadas para a formação de substratos energéticos, e todo esse processo é conseguido por meio do metabolismo. Toda a alimentação é transformada pelo organismo em fonte de energia, e a parte que não é utilizada é armazenada. É ou eliminada. Na maioria das vezes, o armazenamento é feito em forma de gordura. O valor nutritivo de um alimento é mensurado por meio de calorias, que nada mais são que uma medida de energia. Todo alimento, para liberar energia, sofre combustão, e as calorias são a quantidade de calor liberado durante esse processo. Por exemplo, 1 grama de carboidrato libera 4 kcal, o mesmo valor liberado pelas proteínas, pois ambos possuem o mesmo teor calórico. As gorduras, no processo de combustão, liberam 9 kcal e, por isso, a ingestão delas tem de ser controlada. Portanto, a ingestão de alimentos gordurosos engorda duplamente em relação aos carboidratos e proteínas.

Na pirâmide alimentar os alimentos são organizados em grupos, que são: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais e alimentos que contêm gorduras. Cada grupo de alimentos tem sua importância para o bom funcionamento do organismo. Os alimentos do grupo dos carboidratos estão na base da pirâmide. Eles nos dão energia para todas as atividades que desempenhamos. Acima deles, está o grupo das frutas, verduras e legumes. A maioria desses alimentos tem pouca gordura, é rica em fibras, vitaminas, minerais e é excelente para manter seu organismo em ótimo funcionamento. Acima do grupo das frutas, verduras e legumes, está o grupo das proteínas. Fazem parte desse grupo carnes, leite e derivados, que são importantes para o crescimento e a manutenção da massa muscular e para a reposição celular. E, por fim, no topo da pirâmide, estão os alimentos com maior teor de gordura e colesterol; por isso devem ser consumidos com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário