EDUCAÇÃO FÍSICA, A
CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO
A Educação Física no Brasil passou por várias
fases para poder ser reconhecida como ela é hoje, muitas coisas vão mudando e
muito ainda vai mudar e isso é inegável, portanto, é imprescindível conheça-la,
pois tem todo um histórico de colaboração que devemos considerar importante
para a atual educação física estudada nas escolas.
São tendências (higienista, militar, pedagogista,
competitivista e popular), que ajudam a entender esse processo de conjuntura
que sofre a educação física brasileira, que por sinal, muito ainda vai mudar.
Hoje a Educação Física é entendida como uma área de conhecimento da Cultura
Corporal de movimento e deve cuidar do corpo não como algo mecânico, visando
apenas o desenvolvimento do aspecto físico, independentemente dos demais, como
era anteriormente, décadas atrás, mas sim na perspectiva de sua relação com os
outros sistemas: o mental, o emocional, o estético, o religioso entre outros.
A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício de sua qualidade de vida e consequentemente contribuindo com o desenvolvimento do individuo nas demais disciplinas, porque, se o ser humano possui uma prática de atividade física saudável, poderá contribui para o desenvolvimento moral, social e cultural através da interação com seus pares, o que permite o mesmo reconhecer-se no meio, possibilitando ao aluno desenvolver valores como respeito mútuo, confiança e muitas outras características fundamentais para o desenvolvimento integral do individuo.
A mesma deve ser compreendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício de sua qualidade de vida e consequentemente contribuindo com o desenvolvimento do individuo nas demais disciplinas, porque, se o ser humano possui uma prática de atividade física saudável, poderá contribui para o desenvolvimento moral, social e cultural através da interação com seus pares, o que permite o mesmo reconhecer-se no meio, possibilitando ao aluno desenvolver valores como respeito mútuo, confiança e muitas outras características fundamentais para o desenvolvimento integral do individuo.
Sendo assim, se faz necessário ostentar planos de
ensino inclusivo e participativo para suplantar o histórico da educação física,
que, embora estejamos em pleno século XXI, ainda adota-se em muitos momentos a
seletividade do individuo em aptos ou inaptos devido não dominar determinado
gesto motor ou por afinidade ou não afinidade a determinada modalidade
esportiva, levando alguns alunos a se auto excluírem por não dominar especifico
gesto mecânico do movimento.
É essencial que gestores escolares proporcionem
oportunidade para que todos tenham ascensão ao conhecimento da cultura
corporal, como um agrupamento de informação indispensável para o
desenvolvimento e exercício da cidadania de forma democrática. Mesmo que a
Educação Física partilhe e evidencie a prática esportiva, muitos professores
acabaram esquecendo a ciência e experiência dos métodos produzidos ao longo da
historia da humanidade, pelo fato de encontrarmos educadores descomprometidos e
enraizados em determinadas atividades de caráter excludente.
A Educação Física é um vultoso instrumento para a
formação e a inclusão social do educando, é uma disciplina que permite
trabalhar o esporte educacional com vistas ao exercício da cidadania através de
todos os benefícios que o esporte traz aos seus praticantes.
Fonte:
PORTAL EDUCAÇÃO -
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